Ednilson Monteiro Rosas

Empresário, Árbitro Regional (AR) FIDE/CBX, Vice Presidente Técnico da FEXERJ, aprendeu a jogar aos 12 anos com seu pai depois de ter visto um grupo de oficiais da Marinha jogando xadrez no navio que serviam e, ao chegar em casa, construiu suas próprias peças de papel.

Vendo seu interesse, seu pai lhe deu um jogo de peças e começou assim sua paixão pelo Jogo dos Reis. Embora estivesse apaixonado perdia muitas partidas. Pensando em desistir tomou a iniciativa de comprar seu primeiro livro: Xadrez Básico do Dr. Orfeu Gilberto Dagostini. Bastou ler este livro e passou a vencer a maioria das partidas que jogava com seus vizinhos de rua.

Passou um tempo afastado do xadrez quando em 2014 passou a frequentar assiduamente o Alfabarra Clube onde em 2015 se federou pelo Fluminense (FFC) passando a Diretor de Torneios do Clube.

Em 2016 abraçou a causa das atletas do Professor Adão e se apaixonou pelo Xadrez Escolar passando a apoiar extensivamente esta modalidade.

Em 2017 aceitou o desafio de fazer parte da nova gestão da FEXERJ como Vice Presidente Técnico. Onde é responsável pela organização dos torneios da Federação.

Em 2018 foi convidado a ser Diretor Técnico de um novo Clube que nascia: a FABOM.

Em 2019 estreou como Professor de Xadrez nas Igrejas ADVEC , na Igreja Verbo da Vida em Campo Grande (RJ) e no Rio Previdência Cultural.

Ainda em 2019 firmou parceria com o West Shopping visando a abertura de uma sala de xadrez.

21 96499-5591